Conserv

Como o auxiliar administrativo pode subir dentro da empresa

O auxiliar administrativo é um profissional de importância em qualquer empresa, sendo fundamental para o bom funcionamento de diversos departamentos. É uma profissão de apoio e assistência, atuando em várias áreas de uma organização empresarial, e esse apoio ajuda a garantir que as obrigações administrativas da empresa sejam cumpridas.

Também chamado de auxiliar de escritório, assistente administrativo, escriturário, é uma profissão muito antiga, porque existem registros desses profissionais em civilizações egípcias e mesopotâmicas, nos séculos IV e V; eram chamados de escribas, sendo homens de confiança do rei ou imperador e dominavam toda a escrita do reino.

Com esse relato é possível perceber que se uma profissão perdura por tanto tempo é porque ela é essencial.

O que faz o auxiliar administrativo?

Esse profissional realizará atividades de rotina, de controle de gestão financeira, logística, organização, entrada e saída de correspondência assim como  documentos. Organiza planilhas, atende telefonemas, assim como mantém os contatos da empresa atualizados, redigi cartas, gerencia informações, cuida de contas a pagar, recepciona clientes,  entre outras atividades. Apesar de possuir certa autonomia será sempre supervisionado.

Por ter uma atuação polivalente costuma ter uma vasta atuação em muitos segmentos do mercado, mas ao mesmo tempo, como desenvolve várias  atividades, existe uma falta de especificação profissional que por vezes pode ser vista como um problema. Na verdade, não ter especificação e fazer um pouco de tudo é o pulo do gato para a visibilidade profissional e para que essa visibilidade se concretize depende do perfil de quem assume essa função.

Importante ressaltar a relação que o auxiliar administrativo realiza com os diversos departamentos da empresa, fazendo uma ponte entre os setores, auxiliando em atividades que muitas vezes pode ser vista como simples, mas que sem elas o andamento da empresa ficaria comprometido.

Além disso, o auxiliar administrativo relaciona-se com supervisores, gerentes, público, fornecedores e clientes, sendo uma pessoa pró-ativa, interessada, atenta, que goste de se aperfeiçoar, estudar irá  diversificar sua qualificação profissional.

Como subir na carreira?

É muito importante que o profissional administrativo tenha senso de oportunidade e vá à luta. Cursos online, por exemplo, são uma das melhores opções para iniciar o gerenciamento de sua carreira.

Atualmente novas tarefas administrativas são executadas dentro de uma empresa e quase todas podem ter uma assistência do auxiliar administrativo, então esse profissional poderá se aperfeiçoar estudando e conseguindo uma promoção.

Antes de seu primeiro trabalho como auxiliar administrativo é necessário ter sido estudante, pois ensino médio é pré-requisito. Conhecimento de informática é fundamental para assumir processadores de texto e elaborar planilhas, assim como uma boa comunicação escrita e oral.

Existem ainda cursos técnicos que preparam candidatos para essas vagas, inclusive com certificado de técnicos administrativo. Muitos podem ser encontrados online, fornecendo conhecimento aos candidatos nas rotinas administrativas, aprimorando e desenvolvendo habilidades básicas, promovendo uma visão mais ampla do mundo corporativo. Qualificação é necessária para diferenciar um profissional no mercado e estudar é sempre o melhor caminho.

No caso do indivíduo gostar da área administrativa, porque não pensar em cursar administração de empresa? Trabalhar durante a faculdade como auxiliar administrativo pode ser um grande diferencial, aplicando, na prática, conceitos teóricos aprendidos e com supervisão de um profissional experiente na área.

Outras habilidades 

Ter inglês é um diferencial valorizado e o espanhol também é bem vindo.

O mercado de trabalho abrange empresas públicas e privadas e alguns cargos diferenciados, como auxiliar administrativo bilíngue, auxiliar administrativo financeiro, auxiliar administrativo fiscal, auxiliar administrativo de pessoas, especificações dentro de uma mesma carreira, que pode levar a uma melhor remuneração.

Estudando, se interessando, fazendo uma faculdade na área que mais goste dentro de seu trabalho, o céu será o seu limite.

A versatilidade marca o trabalho do auxiliar administrativo e por isso ele pode galgar muitos degraus dentro da área administrativa de uma empresa, vislumbrar novos horizontes uma vez que o profissional do futuro é um especialista que busca uma conexão com outra área e o auxiliar administrativo já está acostumado com essa relação de ponte entre as áreas.

Ele pode ir se aproximando, dentro da empresa, de áreas afins àquela em que pretende atuar no futuro e quem se antecipa sai na frente.

Fonte: http://portal.avantebrasil.com.br/

mais em notícias